Colômbia e Venezuela avançam rumo à reabertura da fronteira comum | Rio das Ostras Jornal

Colômbia e Venezuela avançam rumo à reabertura da fronteira comum

Pontos de acesso estão fechados para circulação há quase um ano. Com crise, venezuelanos buscam país vizinho para comprar itens básicos.
Os governos de Colômbia e Venezuela habilitarão nos próximos dias para a circulação de pessoas as pontes que ligam os dois países, que foram fechadas há quase um ano, informaram neste domingo (24) fontes oficiais.
 "Em poucos dias, comunidades de fronteira poderão transitar, em ambos os sentidos, as pontes internacionais que unem Colômbia e Venezuela em condições de normalidade", afirmou a Chancelaria colombiana em comunicado.
Esse passo representa um avanço rumo à reabertura total da fronteira comum de 2.219 quilômetros, fechada no dia 19 de agosto do ano passado por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, como parte de uma campanha contra o narcotráfico e supostos paramilitares na região.
Segundo a Chancelaria, as mesas de trabalho nos departamentos de Norte de Santander, Arauca e La Guajira "trabalham com rapidez na finalização do roteiro que trará novas medidas em matéria de segurança migratória" na região de fronteira.
"Neste domingo, 24 de julho, não aconteceu a chegada em massa de cidadãos nas passagens fronteiriças com a Venezuela, o dia transcorreu em completa normalidade e a medida se manteve sem contratempo", acrescentou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores colombiano.
A informação acrescentou que nos próximos dias as chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Delcy Rodríguez, "avaliarão o roteiro para conseguir uma fronteira organizada, legal e migratoriamente efetiva".
Essa reunião está prevista para o dia 4 de agosto, provavelmente na Venezuela, segundo anunciou Holguín há duas semanas.

Da EFE
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE