Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em Casimiro de Abreu | Rio das Ostras Jornal

Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em Casimiro de Abreu

 Evento contou com a inclusão de atividades físicas no tratamento de pacientes
 Programa de Controle do Tabagismo já assistiu mais de duas mil pessoas no município  

Na segunda-feira, dia 29, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, Casimiro de Abreu comemora mais uma grande conquista. A partir agora, os participantes do Programa de Controle do Tabagismo, da sede e do distrito Barra de São João, terão atividades físicas incluídas na rotina de tratamento como auxílio para o abandono do vício. Para marcar a data, será realizada uma atividade ao ar livre na próxima quarta, dia 31, às 9h, na Beira-Rio, em Barra de São João.
 
"O esporte é considerado um grande auxílio na prevenção e superação do tabagismo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Acreditamos que incluir a prática do esporte no dia a dia dos participantes do programa será de grande importância para a saúde deles", ressalta a subsecretária de Saúde, Magna Rosa.  

Para formalizar a novidade, a subsecretária de Saúde, e a coordenadora do programa, Clidea Couto, se reuniram com a secretária de Esportes, Dulcinete Arruda, e ajustaram os últimos detalhes, como dias da  semana e horários em que acontecerão as atividades.  
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 Às segundas, a partir das 09h, um profissional de educação física dará aulas para os participantes no Pavilhão de Esportes e toda primeira quarta-feira do mês, neste mesmo horário, será realizada uma atividade ao ar livre em Barra de São João, que podem realizar ainda atividades físicas na Academia Popular e no Ginásio Poliesportivo.


PROGRAMA - Desde quando foi criado pela Prefeitura, o Programa de Controle do Tabagismo, há pouco mais de cinco anos assistiu mais de duas mil pessoas. Deste número, 80% obtiveram êxito no tratamento oferecido e conseguiram abandonar o vício que traz danos irreversíveis à saúde. 

O programa atende moradores do município, que participam de palestras, recebem acompanhamento médico e, quando necessário, medicação específica para auxiliar no tratamento. Atualmente, 160 pessoas integram o programa. "Somente neste último semestre tivemos 50 moradores participantes, sendo que dentre estas pessoas, 32 deixaram de fumar. Isto gera em nós, que trabalhamos contra o cigarro, uma satisfação muito grande", afirma a coordenadora do programa, Clidea Couto.  

A cada semestre as inscrições são abertas para moradores que quiserem se livrar deste vício. Para isso, é necessário ir, pela manhã, até a Policlínica Manoel Marques Monteiro, no Centro (ao lado da Prefeitura), e levar documentos como RG, CPF e comprovante de residência. O programa funciona de segunda à sexta, de 9 às 17 horas. O telefone para outras informações é o 2778-3750 ou 2778-9829.


DIA  NACIONAL DE COMBATE AO FUMO -  O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 1986 pela lei nº 7488, criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE