Rio das Ostras: Autoridades e Sociedade Civil se encontram para discutir violência contra a mulher | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras: Autoridades e Sociedade Civil se encontram para discutir violência contra a mulher

Evento reuniu autoridades da Administração Municipal, de Segurança
Pública do Estado e representantes de movimentos sociais.
( Fotos: Gabriel Sales / Arte Rio das Ostas Jornal)
Evento reuniu gestores municipais, PM, Polícia Civil, OAB e grupos de defesa das mulheres
Atendendo à solicitação de alunos da Universidade Federal Fluminense – UFF de Rio das Ostras, a Prefeitura reuniu, na terça-feira, dia 2, autoridades de Segurança Pública do Estado, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e de integrantes de movimentos de defesa das mulheres para debater a violência contra a mulher. O objetivo foi unir esforços para enfrentar o problema.
O comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Marcos Vollmer, explicou que, além da questão cultural que envolve a violência contra a mulher na Região e no Brasil, ainda há o agravante da Legislação, que muitas vezes favorece o suspeito, devido à falta das provas necessárias.
Dados do 32º Batalhão da PM, que abrange os municípios de Macaé, Rio das Ostras Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu, mostram que no primeiro semestre deste ano foram conduzidos 1.132 suspeitos, de diferentes crimes, para as delegacias. Destes, 764 foram presos e 388, liberados. Os dados mostram ainda que, em 2015, 80% das pessoas que foram liberadas se envolveram em outros delitos.
A delegada da 128a  Delegacia de Polícia Civil, Juliana Rattes, elogiou a iniciativa do encontro e destacou que o panorama do estupro no Município não é isolado do restante do País. Falou ainda do empenho das polícias para prender os criminosos.
“Apesar das nossas dificuldades de infraestrutura e do número de policiais, que é o mesmo de 19 anos atrás, dos 36 casos de estupros registrados neste primeiro semestre de 2016, só dois ainda não foram investigados. Esta semana conseguimos prender mais um suspeito”, afirmou a delegada.
O comandante Marcos Vollmer aproveitou o encontro para pedir desculpas em público pelo que considerou exagero na ação dos policiais militares durante a prisão de integrantes de movimentos de defesa das mulheres. Cinco pessoas foram detidas por desacatado depois da passagem da Tocha Olímpica na cidade, na segunda-feira, dia 1º de agosto.
Durante o evento foi elaborada uma pauta de reivindicações, na qual as manifestantes apresentaram suas demandas. Entre essas estavam melhorias da iluminação pública, mais policiamento e políticas públicas de combate à violência.  Todos os pontos foram respondidos pelas autoridades presentes.

PARTICIPANTES- Também estiveram presentes ao encontro o presidente da Comissão de Segurança da 52a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Erick Lopes, a coordenadora da Casa da Mulher, ligada à Secretaria de Bem-Estar Social, Andrea Montouro, e o Secretario Municipal de Segurança Pública, Paulo César Viana.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE