Centro de Inclusão Social e Profissional atende deficientes de Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Centro de Inclusão Social e Profissional atende deficientes de Rio das Ostras

Projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município qualifica adolescentes, jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Pessoas com deficiência já podem contar com o CISPRO – Centro de Inclusão Social e Profissional, que foi lançado este ano pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, da Prefeitura de Rio das Ostras. O projeto visa a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para adolescentes, jovens e adultos com deficiência, por meio de parcerias entre empresas nacionais e multinacionais instaladas no Município.

As idealizadoras do projeto são as pedagogas especialistas em Educação Inclusiva Flávia Regina França Pascoal e Sônia Maria Sá Freire. Elas destacam que dados do IBGE, no Censo de 2010, mostram que o Município tem aproximadamente 18 mil pessoas com algum tipo de deficiência e muitas poderiam ser beneficiadas pelo Centro de Inclusão.  “Nossa proposta é o resgate da dignidade dessas pessoas. Ao mesmo tempo, queremos apoiar as empresas promovendo a qualificação desses futuros trabalhadores”, disse Flávia Regina.

O CISPRO promove a profissionalização por meio dos cursos desenvolvidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, observando as especificidades que cada pessoa apresenta. A partir daí, o projeto oferece às empresas aprendizes ou estagiários supervisionados com a possibilidade de contratação. “Desta forma, pretendemos mudar vidas, gerar oportunidades de sucesso e resgatar a dignidade dessas pessoas e de seus familiares”, comentou a pedagoga Sônia Maria.

Vale ressaltar que o público alvo deste projeto são as pessoas excluídas do mundo do trabalho e que não conseguem emprego atendendo aos processos regulares de seleção, mesmo com a existência da Lei nº 8.213 de 24/7/91 (Lei de Cotas) que obriga as empresas com mais de 100 empregados a preencher o quadro de funcionários de 2% a 5% de seus cargos com pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados.

O projeto, que ganha força a cada dia, será apresentado, no mês de dezembro, em Brasília, onde a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras estará representando o Município na Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, as pedagogas idealizadoras do CISPRO abordarão a “Empregabilidade no Mundo do Trabalho da Pessoa com Deficiência”.

INCLUSÃO E DANÇA – Uma prova do trabalho que já apresenta resultados positivos é a participação da cadeirante Cristine Sá Freire na Mostra de Dança de Rio das Ostras, evento promovido pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. Ela, que faz aulas de Dança Artística e Esportiva no CISPRO, vai se apresentar na sexta-feira, 15, na Praça São Pedro, no Centro, juntamente com outros deficientes e terá a oportunidade de interagir com outras pessoas e ainda mostrar que a arte está presente na vida de todos. 
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE