Prefeitura do Rio pode receber imagens de câmeras de segurança particulares para ajudar em patrulhamento | Rio das Ostras Jornal

Prefeitura do Rio pode receber imagens de câmeras de segurança particulares para ajudar em patrulhamento

Videomonitoramento no Centro de Operações Rio
 (Foto: Divulgação / Centro de Operações Rio)
Medida estabelece critérios técnicos e operacionais para a execução do Programa Municipal de Videomonitoramento.
A partir de agora a prefeitura do Rio pode usar imagens de câmeras de segurança de pessoas físicas e jurídicas no Programa Municipal de Videomonitoramento (PMV) da cidade. A medida prevê o recebimento de imagens de câmeras de comércios e prédios residenciais direcionadas a vias públicas, a partir da cessão gratuita de seus proprietários. O projeto, que já funciona em fase inicial, faz parte das ações da secretaria com o foco na segurança pública.
De acordo com a resolução, caberá ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal julgar a capacidade operacional das imagens com base na análise estatística da região e posição do equipamento.
Com sede no Centro de Operações Rio (COR), o CCO teve seu espaço ampliado e modernizado este ano, o que propiciou a criação do Núcleo de Videopatrulhamento da GM. Operando em fase inicial, o Núcleo acompanha em tempo real imagens de câmeras da prefeitura instaladas na orla do Leme e Copacabana, acionando guardas municipais ou policiais militares em caso de flagrante delito. A medida já resultou em diversas prisões e apreensões de menores infratores que praticavam furtos no local.
Com acesso às mais de 800 câmeras da prefeitura e outras de parceiros e iniciativa privada, o Núcleo de Videopatrulhamento da GM também atua na Lapa (por meio de 12 câmeras cedidas pela iniciativa privada) e em ações pontuais, como nas operações conjuntas realizadas na Avenida Radial Oeste e Rua Visconde de Niterói, no entorno da Mangueira, para coibir a atuação de lava a jatos clandestinos. Além da análise estratégica da GM, a recepção das imagens dependerá de estudos de viabilidade técnica que serão feitos por equipes do COR em parceria com a Iplan-Rio.
As pessoas físicas ou jurídicas interessadas em ceder imagens à prefeitura poderão se cadastrar no site do COR (cor.rio), onde deverão registrar informações como a localização do equipamento e condições técnicas. A prefeitura não arcará com qualquer custo relacionado à concessão das imagens.

Por G1 Rio
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE