'Chegamos a uma situação limite' na Catalunha, diz primeiro-ministro espanhol | Rio das Ostras Jornal

'Chegamos a uma situação limite' na Catalunha, diz primeiro-ministro espanhol

Mariano Rajoy fala à imprensa em Bruxelas
 (Foto: Emmanuel Dunnand/AFP)
Conselho de ministros da Espanha se reunirá neste sábado para decidir o que fazer em relação ao separatismo catalão. Senado pode decidir convocar eleições para mudar governo na região.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta sexta-feira (20) que na Catalunha se alcançou "uma situação limite" que obriga o Executivo a agir.
"Todas as medidas que adotaremos serão anunciadas amanhã", afirmou Rajoy um dia antes da reunião do conselho de ministros para ativar a aplicação do Artigo 155 na Catalunha.
Numa entrevista no Conselho Europeu de Bruxelas, Rajoy não confirmou se concordou com o Partido Socialista (Psoe) na aplicação do artigo 155 da Constituição com o objetivo de convocar eleições na Catalunha, tal como indicado pela secretária para a Igualdade do Psoe, Carmen Calvo.
O Senado espanhol pode votar já no fim da próxima semana um projeto com medidas para impor regime direto sobre a Catalunha, revogando a autonomia da rica região do nordeste espanhol, em resposta a uma tentativa de independência, disse uma porta-voz da Casa Legislativa nesta sexta-feira (20).
O Senado precisa criar uma comissão para debater as medidas, que nunca foram aplicadas anteriormente. A comissão provavelmente se reunirá no dia 23 de outubro, disse a porta-voz.
Em seguida, o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, terá uma oportunidade de responder. O Senado inteiro, onde o governista Partido Popular (PP) tem maioria, votaria sobre as medidas já no dia 27 de outubro.

Por G1
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE