Casimiro de Abreu inicia Campanha de Vacinação contra gripe na próxima terça, dia 24 | Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu inicia Campanha de Vacinação contra gripe na próxima terça, dia 24

A vacinação acontece até o dia 1º de junho em todas as Unidades
Básicas de Saúde com sala de vacina e no CREM - o Centro de
Especialidades Médicas de Casimiro de Abreu. Foto Divulgação

Vem aí a Campanha de Vacinação contra gripe! A Prefeitura de Casimiro de Abreu começa a imunização em todo município no dia 24 de abril, próxima terça-feira. As vacinas são destinadas, prioritariamente, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, professores e pessoas com mais de 60 anos. Aquelas portadoras de doenças crônicas poderão tomar a vacina em seu posto de saúde ou com laudo médico em qualquer outra unidade vacinadora. A vacinação acontece até o dia 1º de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina e no CREM - o Centro de Especialidades Médicas de Casimiro de Abreu, no Centro da cidade.
A campanha de vacinação acontece em todo o País. O meio do ano se aproxima e as baixas temperaturas deste período vêm acompanhadas das típicas doenças de inverno. Entre elas, a gripe, que pode ser provocada pelo vírus influenza, e se agravar entre a população mais suscetível à doença.
Os subtipos que mais frequentementes infectam os humanos, são A(H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser combatidos com medidas simples de higiene, além da vacinação que será aplicada ao público-alvo dentro da 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, a partir do próximo dia 24 em todos os 92 municípios do Rio.
A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Na maioria dos casos, a doença não se torna grave, mas entre os grupos suscetíveis, pode evoluir para casos de maior gravidade e, por isso, é essencial que a nossa população mais vulnerável esteja protegida.
A orientação é que medidas preventivas sejam lembradas por toda a população, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Tire suas dúvidas sobre a gripe:
O que é Influenza? - É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais.
Transmissão - Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Sintomas - Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).
Como se prevenir - A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE