Paraguai vai às urnas e tenta conciliar economia com combate à corrupção | Rio das Ostras Jornal

Paraguai vai às urnas e tenta conciliar economia com combate à corrupção

© Reuters Paraguai

O Paraguai terá eleições para presidente neste fim de semana com a esperança de reafirmar seu crescimento econômico e colocar um ponto final aos problemas de corrupção do governo anterior. O difícil é conciliar crescimento econômico com estabilidade política.
Pesquisas indicam que o país continuará sendo controlado pelo partido conservador Honor Colorado, mesmo com pouca aprovação da população – uma pesquisa mostrou que a aprovação do governo de Horacio Cartes, do mesmo partido, foi de 21%, em 2017.
O senador Mario Abdo Benítez – Filho de uma figura importante da ditadura paraguaia – é o candidato do partido, e está à frente de Efraín Alegre, representante da aliança entre direitistas e esquerdistas Ganar.
Se confirmada a previsão, Benítez herdará um país em pleno crescimento econômico, e com expectativas de crescer ainda mais. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a expectativa é que a economia paraguaia cresça 4,5% neste ano, impulsionada pela agricultura. É bem acima da média da América do Sul, que deve crescer somente 1%.
Um dos segredos do crescimento do país foi a implementação da lei de Maquila. Criada em 2000, a lei prevê o incentivo para instalação de empresas estrangeiras no país com isenção de impostos para importação de máquinas, equipamentos e matéria-prima.
A contrapartida era que a empresa exportasse 100% de sua produção até completar o primeiro ano no regime e pagasse um imposto único de 1% sobre a sua fatura de exportação.
Se a economia vai bem, não se pode dizer o mesmo sobre a situação política. O governo do Paraguai enfrenta uma investigação sobre a suposta troca de favores entre membros juízes e empresas, intermediado por aliados do governo.
O caso de corrupção no Judiciário pode afetar as eleições e minar a capacidade de governo do próximo presidente. Por isso, Benítez precisa garantir uma maioria no Congresso para conseguir governar o país.

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE