Chile registra nova denúncia de abuso contra sacerdote | Rio das Ostras Jornal

Chile registra nova denúncia de abuso contra sacerdote


Óscar Muñoz Toledo, de 56 anos, 'se autodenunciou por abuso', de acordo com o Arcebispado chileno.

Uma nova denúncia de abuso contra um sacerdote foi confirmada pelo Arcebispado chileno, em um momento crítico para o clero local, após uma série de casos de abuso sexual e de seu acobertamento, segundo a France Presse.

Em um comunicado divulgado na quinta-feira à noite, o Arcebispado de Santiago informou que, em 2 de janeiro passado, Óscar Muñoz Toledo, de 56 anos, "se autodenunciou por abuso", sem especificar o tipo.

Depois de receber a denúncia, semanas antes da visita ao Chile feita pelo papa Francisco, "foram implementadas medidas cautelares, sendo substituído de seus cargos de Chanceler da Curia e pároco, sendo-lhe proibido ainda o exercício público do Ministério sacerdotal", acrescentou o texto.

"Uma vez concluída a correspondente investigação prévia, o expediente foi enviado para a Congregação para a Doutrina da Fé, da Santa Sé, organismo competente para julgar essas matérias", completou.

Na terça-feira (22), a diocese da cidade chilena de Rancagua, vizinha a Santiago, anunciou a suspensão de 14 sacerdotes supostamente envolvidos em crimes de abuso sexual.

Na sexta-feira (18), 34 bispos chilenos renunciaram aos postos que ocupam depois de uma reunião com o papa Francisco em uma recente viagem ao Vaticano.

Por France Presse

Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE